“História(s) da Ditadura e da Revolução de 25 de abril” de Álvaro Arranja

Lançamento do livro

“História(s) da Ditadura e da Revolução de 25 de abril” de Álvaro Arranja (edição: Centro de Estudos Bocageanos)

… O livro reúne um conjunto de artigos publicados, pelo autor, sobre a história da ditadura e da Revolução de 25 de Abril.

Os artigos começam por abordar o caminho que, ainda durante a 1ª República, preparou a instauração da ditadura.  Vários textos abordam as formas multifacetadas de repressão ao longo da ditadura, com destaque para o terrível campo de concentração do Tarrafal. Dá-se relevo a vários momentos da resistência, da revolta dos marinheiros de 1936 a Humberto Delgado, à não aceitação dos pedidos de independência dos povos africanos que conduzem à guerra colonial. Em 25 de Abril de 1974, Portugal passa para a primeira página dos jornais de todo o mundo. A PIDE provoca os únicos mortos desse dia e a libertação de todos os presos políticos, marca o cariz democrático da Revolução. No final do livro, a vertigem da Revolução em 74/75, é objeto de um estudo inédito, concentrado sobre Setúbal, um dos locais mais exemplificativos da participação e da esperança popular.

Álvaro Arranja é professor e historiador. É autor de diversos livros, artigos e conferências sobre história contemporânea.

Dentro de Casa Seguinte

Dentro de Casa Anterior

© 2024 Casa da Cultura, Setúbal