UNISETI

 

UNISETI

A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, CRL, é uma sociedade cooperativa de ensino com fins sociais, inscrita no Instituto António Sérgio e que iniciou a sua actividade em 3 de Novembro de 2003. De acordo com o seu objecto social, desenvolve actividades educativas, culturais, formativas, predominantemente junto da população sénior, nomeadamente ministrando cursos livres de ensino superior, estabelecendo parcerias com universidades congéneres e outras entidades que visam idênticos fins.
A Universidade Sénior de Setúbal está instalada, desde Setembro de 2013, em instalações sitas no Parque do Bonfim, cedidas generosamente pela Câmara Municipal de Setúbal, onde decorre a maioria das suas actividades lectivas. A sua intensa vida socio-educativa e cultural faz com que recorra regularmente a instalações de outras entidades privadas que coabitam o mesmo espaço urbano, como o Clube Setubalense, Ateneu Setubalense, Clube Naval de Setúbal, e autárquicas como a Biblioteca Municipal de Setúbal, Auditório Charlot, Casa da Baía e, naturalmente, a Casa da Cultura. Aqui promove regularmente eventos, sobretudo através do Centro de Iniciativas Manuel Medeiros – CIMM, um departamento da UNISETI que divulga regularmente poetas setubalenses e promove debates sobre temas do património cultural e natural da região de Setúbal.
A oferta formativa é extremamente diversificada e vai da História, Filosofia, Psicologia, Literatura, às Línguas, à História de Arte, Ecologia, Turismo, História da Cultura, Conhecer Setúbal, Informática, Teatro, Artes Plásticas e Visuais. Oferece também um diversificado programa de turismo sénior e tem em funcionamento um grupo de cantares tradicionais, um coro, e, de uma forma inédita, promove este ano aulas de fado. Dedica especial atenção à actividade física e ao cuidar da saúde e do bem estar psíquico dos seus alunos, designadamente através de aulas de geriatria, naturalogia, nutrição, educação física, yoga, hidroginástica, entre muitas outras.
A Uniseti promove ainda aulas abertas e visitas de estudo ao país e estrangeiro. Mantém em actividade um Cineclube, o CINE MAIOR IDADE, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que realiza mensalmente ciclos temáticos, com uma média de cerca de 200 espectadores por sessão. Desde 2013, leva a efeito a UNIVERSIDADE DE VERÃO constituída por seminários, palestras e workshops, que estão concebidos como um espaço privilegiado de qualificação de conhecimentos, de debate e reflexão sobre as áreas e ateliês que a integram, completando assim os objectivos das disciplinas curriculares e fomentando a preparação cultural, técnica e prática dos participantes. A Universidade de Verão não se destina apenas a alunos da UNISETI, antes está aberta ao público em geral inserindo-se, assim, na rede de oferta que a cidade de Setúbal põe à disposição de todos os seus cidadãos.