“Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal, 1911-1933”

Apresentação do livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal, 1911-1933”, de Cristina Roldão, José Augusto Pereira e Pedro Varela (Ed. Tinta-da-China, 2023)

Poucas pessoas saberão que, entre 1911 e 1933, Lisboa foi palco de um movimento negro que combateu o racismo, exigiu direitos para as populações nos territórios colonizados e criticou sistematicamente, embora, por vezes de forma ambivalente, o colonialismo. Fruto da resistência organizada em África, dialogou com formas de internacionalismo negro, como o pan-africanismo, e ganhou expressão durante a Primeira República. Nestas páginas percorremos a vida desta geração, dos seus inúmeros jornais, organizações e ativistas. Problematizamos o modo como raça, género e classe atravessaram este movimento e as relações políticas que estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a «Geração Cabral». Com a ascensão da ditadura a perseguição política impor-se-á a alguns dos seus mais destacados militantes. As contradições internas e as reconfigurações sociais de então marcariam o destino deste movimento. Resultado de um trabalho coletivo de pesquisa, este livro levanta o véu sobre uma história silenciada, que esperamos que possa interpelar as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal.

Apresentação a cargo de Ana Sequeira, seguida de comentários pelos autores e momento para perguntas e respostas do público.

Dentro de Casa Seguinte

Dentro de Casa Anterior

© 2024 Casa da Cultura, Setúbal