Lá longe, distante das nossas paragens, numa montanha mágica, vivia um povo: os PÉSDESCALÇOS. Mas essa montanha era apetecível aos olhos gordos do mundo, por ser rica em diamantes e este povo viu a sua terra ser Invadida pela guerra. Dali partiram e pelos muitos lugares onde andaram não encontraram quem os recebesse. Foi numa pequena aldeia abandonada pelos seus habitantes, que reconstruiram o seu mundo, na companhia dos seus dois único moradores: a velha Josefina e o velho Cipriano. A aldeia ATRÁS DO SOL. O comboio da aldeia, parado há muito, foi para eles abrigo, hospital e escola. E finalmente honrou a sua verdadeira função e ganhou vida de comboio, trazendo e levando passageiros.
Toda esta aventura envolve os ensinamentos de um povo sábio que protege a terra e vive em harmonia com a natureza. Zespantalho, em figura de gente, vai contarolando esta história. Vem de malas e bagagens cheias de viagens e aventuras, sempre pronto para encantar com o seu mundo fantástico. A FEITICEIRA TERRA e os seus dois amigos coelhos XUVI e XAVI vão chegar para colocar tudo no seu lugar, dando voz ao amor que une todos os seres da terra. Tudo acontece numa noite mágica de natal, no tempo em que as fogueiras iluminavam o coração dos homens.
A Josefina e o Cipriano, na sua trapalhice de velhotes rabugentos, vão animando este enredo e ensinando/aprendendo novas formas de vida. Por agora, estão a salvo a montanha mágica e a aldeia ATRÁS DO SOL! Porque a FEITICEIRA TERRA é poderosa e nunca abandona a sua casa e os seres maravilhosos que nela habitam. Assim viajamos de comboio a outros tempos, a outros mundos, na certeza de que as histórias contaroladas nos permitem VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR!
CMS | Experimentáculo